O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre. Ele parte da mesma premissa que o Catraca Livre, que é empoderar o cidadão, através da comunicação e da informação. Este canal, que nasceu na Vila Madalena, hoje dá voz e vez aos produtores da região do ABC Paulista.
O VilaMundo nasce a partir de um desejo de apresentar para o mundo o potencial do bairro da Vila Madalena em que morava, com suas peculiaridades e personagens.
O primeiro projeto do VilaMundo foi uma expedição fotográfica com o intuito de registrar o território e fazer vir a público os espaços de convivência, galerias de arte, artistas, educadores e pessoas comuns habitantes do espaço. Segundo Gabriel Dimenstein, Gilberto via a Vila Madalena enquanto um exemplo do que o mundo poderia ser.
A partir do VilaMundo, nasceu o conceito da Chave VilaMundo, que, por exemplo, abriu as portas do Theatro Municipal de São Paulo para muitos cidadãos que nunca haviam visitado esse local histórico e puderam assistir gratuitamente a concertos. A ideia é baseada no conceito de Arranjos Criativos Locais, conhecido como Vilas Criativas.