Cidade Escola Aprendiz

O O jornalista Gilberto Dimenstein posa em frente a um muro grafitado pelo projeto da ONG Escola Aprendiz, na Vila Madalena, em São Paulo (SP). Lalo de Almeida/Folhapress, 2006

A Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que há mais de 20 anos contribui para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades. Foi indicada pela Unesco como referência mundial no quesito social pela educação.

A OSCIP pesquisa e desenvolve conteúdos metodológicos, dissemina experiências, realiza formação para gestores, educadores e lideranças sociais, e contribui para a modelagem e implementação de políticas públicas de educação e direitos humanos. Sua metodologia foi e é aplicada em diversas cidades do Brasil e do mundo.

Gilberto Dimenstein foi o fundador da instituição, por acreditar que uma sociedade mais justa se constrói localmente. Para ele, a combinação entre escola, família e moradores locais é capaz de transformar positivamente as condições da sociedade. 

Um dos destaques da história do Cidade Escola Aprendiz aconteceu em 2009 quando Membros da Advanced Leadership Initiative, da Harvard Business School, interessados em conhecer a proposta do Bairro-escola, visitam a sede da Cidade Escola Aprendiz, liderados pela professora Rosabeth Moss Kanter. As impressões geradas pela visita geram citação da organização em documento produzido por Rosabeth Kanter em parceria com Stanley Litow, presidente da IBM International Foundation, considerando o Bairro-escola modelo de tecnologia social para o desenvolvimento local na construção das chamadas “Smarter Cities”. O documento, intitulado “Informed and Interconnected: A Manifesto for Smarter Cities”, é entregue ao presidente Barack Obama em reunião com líderes a fim de discutir soluções para as cidades americanas

Para saber mais sobre o Projeto, acesse o site aqui.